Santa Ana & São Jorge

A Santa Ana & São Jorge está localizada na zona histórica de Fátima, junto ao Santuário. Queremos prestar-lhe o melhor serviço possível. Estamos à distância de um clique, contacte-nos.

0
Your Cart

Conheça Fátima

Como tudo começou

Quando falamos da história de Fátima é impossível não fazer referência aos três pastores que viriam a levar Fátima às bocas do mundo, um local que até então era desconhecido aos olhos de todos.

Em 1917, Fátima era uma pequena aldeia de pasto, onde a pobreza e a fome faziam parte do dia a dia de muitos dos seus habitantes.  Um povo pouco erudito e analfabeto que cresceu durante período de grande violência, derivado da 1ª guerra mundial, subsistia apenas do que a terra lhes dava.

Lúcia e seus primos, Jacinta e Francisco, eram igualmente provenientes de uma família muito modesta. Família de pasto, passavam os dias a guardar os seus rebanhos.

Até que em 1917, as vidas de todos os crentes viriam a mudar para sempre. Lúcia e os seus primos viriam a intitular-se de videntes e passariam a ser um dos símbolos do património da Igreja Católica e da sua terra, levando a palavra da Virgem Maria ao mundo.

O início das aparições

Foi a 13 de maio de 1917 que os pastorinhos, enquanto guardavam o seu rebanho à sombra das azinheiras da Cova da Iria, avistaram um clarão com forma de uma “Senhora vestida de branco” que viria a transmitir a mensagem de Deus. Era a Nossa Senhora de Fátima.

Na primeira aparição, Nossa Senhora pediu que os pastorinhos rezassem pelo bem do mundo e que estivessem no mesmo local todos os dias 13 de cada mês, pois voltaria a aparecer.

Prova da crença no acontecimento, cada pastorinho contactou com a Virgem Maria de forma diferente, no entanto, movidos pela fé concretizaram todos os seus pedidos. Francisco, via mas não a ouvia. Jacinta apenas via e ouvia a aparição. Só Lúcia conseguia ver, ouvir e conversar com Nossa Senhora.

Após a 1ª aparição, Nossa Senhora de Fátima voltaria a aparecer nos 5 meses seguintes, sendo a sua última visita, avistada por cerca de 70000 peregrinos, a outubro de 1917, onde se deu o famoso Milagre do Sol.

Durante estas aparições a Virgem confessa aos pastorinhos os 3 segredos de Fátima. O primeiro consistia na visão do inferno “aonde vão as almas dos pobres pecadores”, o segundo o início da Segunda Guerra Mundial, sendo o último segredo tão bem guardado, escrito por Lúcia, na posse da Santa Sé que até hoje ainda não é conhecido.

Fátima dos dias de hoje

Após 100 anos da primeira aparição, no dia 13 de maio, os pastorinhos Francisco e Jacinta, beatos, são canonizados em Fátima, tornando, assim, Jacinta Marto a mais nova santa não-mártir da Igreja, com apenas nove anos.

Hoje Fátima é um símbolo da Igreja Católica a nível nacional e internacional, graças aos 3 pastorinhos. É uma referência para muitos crentes recebendo assim milhares de peregrinos.

error: